Dívida Bruta Brasileira: 9 trilhões de reais

29/11/2024

Hoje o Brasil conquistou uma marca histórica nada agradável, que nos faz pensar sobre o futuro da economia e dos problemas que máquina pública enfrentará, nos fornecendo serviços cada vez piores.

A dívida bruta brasileira, bateu o recorde de 9 trilhões de reais, e o pacote de contensão de gastos, na verdade aumenta o arcabouço fiscal no curto prazo, nos jogando para um novo ciclo inflacionário.

Não é preciso ser economista para perceber que as medidas apresentadas são paliativas, e que o único ponto coerente é o fim das mordomias às pensões dos militares e suas sucessões intermináveis.

O Brasil perdeu uma grande chance de se estruturar para o futuro, a única forma para isso acontecer é cortar gastos, cortar mordomias, cortar cargos comissionados, privatizar tudo que for possível, já que o Estado não tem a menor condição de nos oferecer nem o básico, que é a saúde, a educação e a segurança.

Apesar de ser um grande apoiador do assistencialismo, ele precisa ser comedido, fiscalizado, e precisa ter limites, não podem ser eternos, os beneficiários precisam fazer cursos e comparecerem ao FGTAS para procurarem empregos.

Nada adianta o governo isentar ganhos até cinco mil reais, somente em 2026, sendo que em 2026, tudo indica que o referido valor valerá menos de mil reais em 1994, estamos sendo consumidos por uma inflação invisível, provocada pelo excesso de tributos que pagamos em cascatas.